Os abdominais hipopressivos e a diástase

12/04/2021

Os abdominais hipopressivos e a diástase

Os abdominais hipopressivos e a diástase

O QUE SÃO OS ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS?

Os abdominais hipopressivos definem-se por uma técnica global de exercícios posturais e respiratórios associados a uma diminuição da pressão intra-abdominal, através de apneias. Esta técnica permite melhorar o tónus muscular, proporcionando benefícios para a saúde, rendimento e estética. 

BENEFÍCIOS DOS ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS

- Reduz o perímetro da cintura, através da melhoria do tónus muscular e da diminuição de uma possível diástase;

- Normaliza o tónus muscular, reeducando toda a musculatura do perímetro abdominal a funcionar de uma forma mais funcional em todas as actividades do dia-a-dia;

- Previne disfunções do pavimento pélvico, incontinência urinária e/ou prolapsos de órgãos internos;

- Melhora a postura, reduzindo dores da coluna;

- Previne o aparecimento de hérnias (abdominais, discais, crurais etc.) - no caso dos homens, são muito frequentes hérnias abdominais ou inguinais;

- Melhora a função sexual;

- Proporciona bem-estar e aumento da autoestima;

- Dota os músculos de uma capacidade de resistência automatizada às pressões mais comuns do nosso dia-a-dia e ao treino, uma vez que aumentam a pressão intra-abdominal.

 

MÚSCULOS ENVOLVIDOS NA EXECUÇÃO DOS ABDOMINAIS HIPOPRESSIVOS

- Parede superior, o diafragma:

- Na parede antero lateral do abdómen, o oblíquo externo, recto abdominal, obliquo interno e transverso;

- Na parede inferior, o pavimento pélvico;

- Na parede posterior do tronco multifidus e longo dorsal.

 

O QUE É A DIÁSTASE ABDOMINAL?

A diástase abdominal é o afastamento dos grandes rectos abdominais e do tecido conjuntivo que os une. Este afastamento acontece sempre, durante a gravidez, para que haja um crescimento uterino. Uma boa recuperação desta área no pós-parto fará reduzir a indecência de flacidez abdominal, dor lombar e risco de incontinência urinária.

Uma diástase  de dois dedos ou menos é considerada normal. Com este grau de afastamento, o abdominal voltará ao seu estado normal entre 6 meses a 1 ano. No entanto, se a diástase for maior do que esta referência, o trabalho será mais demorado, sendo necessário uma maior atenção para prevenir os problemas supramencionados.

Desta forma, os abdominais hipopressivos são uma das soluções para a redução da diástase. Ao executar este tipo de apneia, activamos os transversos e os oblíquos, os músculos que permitem dar forma à nossa cintura, de forma a dar um efeito de cinta. o diafragma eleva-se e, com ele, elevam-se também as vísceras. Assim, anulamos a pressão sobre o períneo e o pavimento pélvico, o transverso contrai e o períneo é activado.

Artigos relacionados

EVOM
Bem-vindo à EVOM! Vamos conversar?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.