A importância da última refeição do dia no sono

07/04/2021

A importância da última refeição do dia no sono

Tal como qualquer refeição do dia, a última é uma refeição importante e deve ser realizada sempre que exista aquela sensação desconfortável de estômago vazio, assim o período de descanso será tranquilo, profundo e sem interrupções devido a fomes noturnas.

As melhores opções:

Deve-se incluir, sempre algum teor proteico, como é o caso do iogurte natural, queijo magro, tofu, leguminosas, ovo, carnes magras ou pescado. E dependendo dos objetivos e historial clínico de cada individuo devem-se incluir - ou não - gorduras ou hidratos de carbono. Adicionam-se gorduras sempre que o objetivo seja perda de peso ou tonificação muscular e hidratos de carbono sempre que o objetivo seja o aumento da massa muscular.

No entanto, cada vez existem mais casos de insônias e problemas de sono. Nestes casos, o melhor será incluir alimentos relaxantes na última refeição do dia, que muitas das opções passam por hidratos de carbono complexos, mesmo quando o objetivo não é o aumento da massa muscular. Exemplos: flocos de aveia, arroz basmati, bolachas de arroz integral, banana (verde), batata (doce) e leguminosas.

A última refeição do dia poderá ser o próprio jantar ou então um pequeno snack, a chamada ceia.

Dependendo do estilo de vida e objetivos deve-se saber por quais macronutrientes optar (proteínas, hidratos de carbono e/ou gorduras), visto que o organismo se prepara para um longo período sem alimento, mas como não deixa de funcionar - encontra-se em stand by - necessita da energia correta.

EVOM
Bem-vindo à EVOM! Vamos conversar?
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização Está a usar um navegador desatualizado. Por favor, actualize o seu navegador para melhorar a sua experiência de navegação.